terça-feira, 13 de setembro de 2011

Louboutin e seus solados vermelhos

A maison francesa Yves Saint Laurent (YSL) vai poder continuar vendendo nos Estados Unidos os sapatos de sola vermelha que o estilista, também francês, Christian Louboutin alegou serem sua marca registrada.

O juiz federal Victor Marrero decidiu negar o pedido de Louboutin de impedir a YSL de comercializar sapatos com solado vermelho nos EUA, segundo o texto do mandato judicial que Agência Efe teve acesso.


A decisão abre caminho para que companhias em todo o mundo passem a usar a sola vermelha em calçados.

Para a Justiça, o registro da marca obtido em 2008 era muito abrangente.

O juiz  considerou que Louboutin não conseguiu provar que seu solado vermelho precisa de proteção de seus direitos autorais, mesmo que já tenha obtido reconhecimento público o suficiente no mercado.


No parecer, o juiz reconhece o impacto da inovação para a indústria da moda, mas considera ser "muito difícil provar que o solado vermelho possa se sujeitar à proteção", já que "cores preenchem funções ornamentais e estéticas nesse setor".


A obsessão da Christian Louboutin pela exclusividade havia afetado até o Brasil --a brasileira Carmem Steffens foi notificada neste ano sob a acusação de plágio.

O presidente da concorrente, Mario Spaniol, considerou, à época, "um absurdo alguém querer patentear uma cor".