terça-feira, 30 de outubro de 2012

Curiosidade: óculos de sol da Ray Ban

2012 marca os 75 anos de história da Ray Ban, que já fez a cabeça de pessoas do mundo todo, desde gente comum até grandes astros do cinema e presidentes. Há 75 anos, antes dos óculos de sol da Ray Ban virar símbolo de status e estilo, eles foram criados com um intuito mais utilitário, de proteção mesmo.

Os óculos Ray-Ban foram criados em 1937. Alguns anos antes da sua criação, o tenente John MacCready retornando de uma aventura aérea em um balão reclamou que o sol tinha irritado e danificado a retina dos seus olhos.

General Douglas MacArthur 
Ele contatou em Nova York a famosa loja e fabricante de óculos Bausch & Lomb, pedindo-lhes para criar óculos que dessem proteção aos seus olhos contra os raios solares. Foi dessa especificidade desse pedido que surgiu o nome que se tornaria uma marca famosa mundialmente: à palavra “Ray” (que significa raio) juntou-se a palavra “Ban” (abreviatura da palavra “banish” que significa “eliminar”, ou “banir”). A sua patente foi registrada pela Bausch & Lomb em 7 de maio de 1937.

O protótipo, conhecido como Anti-Glare, tinha armações muito leves pesando 150 gramas. Elas eram feitas de metal banhado a ouro com lentes verdes de cristal mineral que filtravam os raios infravermelhos e ultravioletas.

O modelo Ray-Ban Aviator se tornou um estilo bem conhecido de óculos de sol dada a sua popularidade entre os pilotos. Ficou também internacionalmente conhecido quando o General Douglas MacArthur desembarcou em uma praia nas Filipinas durante II Guerra Mundial e vários fotógrafos registraram esse momento e General Douglas estava utilizando tais óculos. Daí por diante os óculos Ray-Ban se popularizaram não só entre os militares, mas também entre os consumidores em geral.