terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Lei proíbe modelos muito magras


A modelo israelense Bar Refaeli possui IMC 18,8. 
Em Israel entrou em vigor a lei que foi aprovada em março de 2012 que proíbe modelos com Índice de massa corporal menor que 18,5 desfilarem.

O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal.
O IMC é determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura, onde a massa está em quilogramas e a altura está em metros.
Classificação:
IMC
Classificação
< 18,5
Abaixo do Peso
18,6 – 24,9
Saudável
25 – 29,9
Sobrepeso
30,0 – 34,9
Obesidade Grau I
35,0 – 39,9
Obesidade Grau II (severa)
≥ 40,0
Obesidade Grau III (mórbida)

As modelos precisam apresentar atestado médico que comprovem o IMC de pelo menos, 18,5 por três meses de antecedência das campanhas e desfiles internos.

Essa lei faz parte de um movimento internacional para melhorar a saúde das modelos e mostrar um padrão de beleza mais verdadeiro. Ela também veta qualquer uso de Photoshop sem declaração, e não se aplica para o material que vier de fora do país.

Segundo fontes do governo israelense, a lei visa combater a idealização da magreza, principalmente entre as mulheres mais jovens. "Essa lei é outro passo na guerra contra desordens alimentares. Modelos abaixo do peso não podem mais servir como ideal de beleza para jovens que copiam e adotam a ilusão da magreza", disse Rachel Adato, política do país.