Mulheres que usam manequins maiores normalmente procuram se esconder atrás de peças largas, tentando disfarçar as formas e garantir conforto. Pois esse recurso não valoriza a silhueta e é um dos erros mais comuns.
Confira aqui algumas explicações de como usar algumas das principais propostas da moda atual e outras dicas para valorizar sua forma, não importa de que tamanho ela seja.
1 ) Não se deve usar roupas largas, para não chamar atenção ao tamanho e sim para o bom gosto na hora de se vestir.
2 ) Lembre-se de que gordinhas também têm formas e que é importante manter a proporção equilibrada e fazer a compensação. Se o corpo da mulher tem formato de pêra ou de um triângulo investido, diferentes tipos de peças são necessários.
3 ) Se a mulher tiver muito busto, evite blusas muito fechadas, como as inspiradas nos anos 1950, pois fazem os seios parecerem ainda maiores. Prefira sempre decotes tipo canoa. Mas se quiser vestir modelos mais altos, use alguns truques, como um colar com pendente sobre a roupa, ou um lenço amarrado com a ponta para baixo. “Dá o efeito de um decote, pois quebra a horizontalidade da roupa”, disse Monica.
4 ) Mulheres plus size podem sim usar mangas bufantes, desde que elas tenham sido confeccionadas mais para dentro da peça. A roupa deve ter volume nos ombros, mas não sair do corpo.
5 ) Não se vista toda de preto ou use todas as peças em um único tom. Pois fica parecendo uma enorme massa sem forma. Se quebrar a silhueta com um cinto, cores ou até recortes fica parecendo mais esguia.
6 ) Nunca use roupas apertadas. Pois dá a impressão de que é maior ainda e, pior, que engordou e não comprou roupas novas.
7 ) Modelo de corte tipo império, com recorte logo abaixo do busto, é boas opções. Define o colo e deixa o corpo solto, escondendo pneuzinhos.
8 ) Estampas são sim permitidas, até as de bichos. Valem também as gráficas e abstratas. Pois confundem a silhueta tirando atenção do tamanho. Só tome cuidado para não usar estampas grandes em partes mais volumosas, como uma grande flor no meio da barriga.