O termo Haute Couture (alta costura) é uma expressão francesa para Alta moda. O termo implica na excelente arte da confecção de roupas.
As roupas são confeccionadas sob medida, com tecidos da mais alta qualidade, as peças são confeccionadas à mão, pela delicadeza do tecido e bordados.
Esse termo ficou conhecido a partir do século XIX em Paris com Charles Frederick Worth.
Haute Couture (Alta Costura) é uma denominação protegida por lei e governada pela Chambre Syndicale de la Couture Parisienne com regulações rígidas.
Suas regras afirmam que somente "as empresas mencionadas na lista elaborada anualmente por uma comissão de domicílio no Ministério da Indústria tem o direito de recorrer" da etiqueta de alta costura . Os critérios para a alta-costura foram estabelecidas em 1945 e atualizado em 1992.
Critérios para ganhar a denominação:
●Ser associado da Chambre Syndicale de la Couture Parisienne;
●Localização em Paris, especificamente nas avenidas Montaigne, Georges V ou Champs Elysées;
●Processo produtivo absolutamente manual, sem auxílio de máquinas de costura;
●Maison tem que ter cinco andares, inclusive um espaço para desfiles das obrigatórias duas coleções por ano com, cada uma, 35 looks.
Membros oficiais da Chambre Syndicale de la Couture Parisienne:
Adeline André - Anne Valérie Hash – Atelier Gustavolins – Chanel – Christian Dior – Christophe Josse - Franck Sorbier – Givenchy – Jean Paul Gaultier – Mauricio Galante – Stéphane Rolland.
Membros correspondentes (estrangeiros) da Chambre Syndicale de la Couture Parisienne:
Azzedine Alaia – Elie Saab – Giorgio Armani – Martin Margiela – Valentino.