sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A moda do CupCake

Está uma febre esses lindos docinhos.

Por onde ando, vejo uma adolescente devorando. Até as decorações das lojas estão baseadas nessas gracinhas.

Curiosas como somos, fomos buscar informações sobre o doce famoso do momento.

Origem: A enciclopédia Oxford of food and Drink in America, afirma que os bolinhos apareceram no Reino Unido por volta de 1790. Eles tinham o nome Fairy Cakes (Bolo das fadas).

O termo CupCake foi impresso pela primeira vez em 1828, no livro Seventy Five receipts for pastry, cakes and sweetmeats. Acredita-se que esse nome foi dado a receita porque todas as medidas vinham em xícaras (cups), em vez de serem pesadas como as demais receitas, tudo era medido em xícara e até assados na própria xícara.

No século XIX, eles foram para os Estados Unidos, onde se tornaram sensação. Acredita-se que se tornou sucesso pela facilidade do preparo. Afinal naquela época os bolos levavam muito tempo para assá-los. Por isso os cupcakes eram tão convenientes.

Em 1996, foi aberta a primeira cupcakeria em Nova York que auxiliou na ascensão do cupcake. Marcado em cenas de filmes hollywoodianos, como "O Diabo Veste Prada"; "Mulheres Perfeitas" e "Sex and the City", o cupcake se tornou fonte de renda para culinaristas e apaixonados por gastronomia.


A febre é tanta que algumas grifes criam suas peças em cima dos bolos.




A it girl Katy Perry, é uma das famosas mas adepta dessa moda. Um desses dias a cantora foi a um evento com uma bolsinha no formato cupcake. A paixão da cantora é tanta pelo doce que o clip da música California Girls tem como pano de fundo é o delicado bolo.