terça-feira, 13 de novembro de 2012

Algodão Orgânico



Algodão orgânico é todo aquele obtido em sistemas sustentáveis no tempo e no espaço, mediante o manejo e a proteção dos recursos naturais, sem a utilização de agrotóxicos, adubos químicos ou outros insumos prejudiciais à saúde humana e animal e ao meio ambiente, mantendo e recuperando a fertilidade e a vida dos solos e a diversidade de seres vivos.

POR QUE CULTIVAR ALGODÃO ORGÂNICO?

As lavouras de algodão são campeãs mundiais do usa de agrotóxicos, provocando intoxicação e morte de milhares e milhares de agricultores e agricultoras, pássaros, peixes, insetos e muitos outros animais, alem de poluir o ar, o solo e as fontes d'água.

Por estas razões, desde o final dos anos 80, milhares de agricultores em cerca de 20 países do mundo vem se conscientizando da necessidade de cultivar algodão em bases orgânicas ou ecológicas. Ao mesmo tempo, muitas indústrias têxteis modificam seus processos de fabricação, para reduzir a poluição que provocam.


QUAIS AS VANTAGENS?

- Algodão orgânico obtém preços, em geral, de 30 por cento superiores aos do algodão comum;

- As técnicas da proposta orgânica ajudam na manutenção e na recuperação da fertilidade do solo e, em conseqüência, na recuperação do equilíbrio ambiental, diminuindo os riscos de prejuízos causados por pragas, apresentando assim, vantagens em relação ao algodão convencional;

- Manejo orgânico em lavouras consorciadas, oferece maior diversidade de produtos, tanto para o mercado como para o consumo humano e animal.

Fonte: Esplar